quarta-feira, 1 de abril de 2009

Semana do RU

Foto: Rafael Vilela

O pessoal que frequenta o restaurante universitário já deve ter percebido algumas situações inusitadas durante esta semana: com o objetivo de chamar atenção para as mazelas do RU de maneira diferente, o DCE junto dos CA's (incluindo o CALL) organizou uma semana de protestos diferente: em vez de só gritaria(apesar de a gente ainda gostar um pouco dela), optamos por uma boa dose de arte e humor.


Se na segunda-feira tivemos palhaços brincando com outros palhaços na fila (porque aquela fila de quase 50 minutos, só pode ser palhaçada), hoje, na terça-feira, o inevitável aconteceu: infelizmente, aproximadamente 11 pessoas morreram (de mentirinha, é claro), de ensolação, de fome, intoxicação alimentar ou demais moléstivas nos arredores do restaurante.

Amanhã, na quarta(o dia da mentira!), já está programado um grande ato de estudantil no horário do almoço. Na quinta feira, dia 2, temos um encontro marcado com o Reitor, às 16 horas, onde poderemos tirar nossas dúvidas e pressioná-lo por menos filas. Por fim, no último dia, sexta-feira, à noite, teremos a grande festa do Rock 'n RU, com as bandas The RU, e Stereo Tipos.

Nunca é demais lembrar: o Restaurante Universitário é um direito dos estudantes, à medida que ainda não estamos inseridos no mercado de trabalho, e não temos condições de nos sustentar autonomamente. Não se trata de um benefício, ou bondade da reitoria: nenhum direito pode se confundir com regalia.

As propostas são viáveis: A melhora no funcionamento do Restaurante depende não só de uma grande reestruturação do RU. Pode ser feita através de uma reforma do fluxo de estudantes na Ala B do restaurante, ou a utilização do espaço onde atualmente funciona o centro de capacitação. Essas pequenas medidas, ainda que paliativas, farão uma grande diferença no impacto das filas.
Além disso, existem muitas outras medidas simples que podem transformar a vida do restaurante.

Fique de olho na semana do RU!

Participe das Mobilizações!