sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Encontro Nacional de Estudantes de Letras - nem tótens nem tabus




Mais um ENEL se passou e nesta vez levamos o número recorde de 75 estudantes de Letras da UFSC.
O Encontro aconteceu em Niterói, Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 25 de julho de 2009, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em sua trigésima edição.
Os acadêmicos de letras da UFSC tiveram a oportunidade de experimentar novas experiências, dialogando entre olhares do Brasil inteiro, além da integração entre estados e regiões do país.


















Entre festas e palestras, discussões e plenárias, todos voltaram modificados e tocados pela mistica do Movimento Estudantil.
Além disso, trouxemos até mesmo o título de Miss Transenel para Floripa!

Participe do CALL e envolva-se nesse movimento!

Abraços

Meirielle Tainara - CALL UFSC
Secretária Regional de Comunicação do Sul

Carta da ExNel SC

A Executiva Estadual de Letras é uma repartição dentro da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL). A ExNEL tem um papel de extrema importância no movimento estudantil brasileiro, pois é nacionalmente reconhecida pela militância em prol dos estudantes de Letras e sempre foi muito atuante no contexto político do país.
A ExNEL foi a primeira instituição a romper com a UNE - União Nacional dos Estudantes- na plenária final do Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL) , em 2005, uma vez que esta entidade não estava mais suprindo nossas necessidades reivindicatórias, e tornou-se claramente atrelada ao governo federal.
Os objetivos da Executiva Estadual são os de aproximar os estudantes de Letras de Santa Catarina, visando integrar e trocar experiências para que o Movimento Estudantil de Letras (MEL) continue sendo a vanguarda da sociedade, criticando , lutando e reinvidicando. Somente através dessa união e conscientização política dos estudantes do nosso estado, podemos lutar por nossos direitos e transformar nossas realidades, pois somos todos sujeitos capazes de atuar e transformar os meios em que vivemos.

Diante disso, a grande proposta é de realizarmos o I ECAEL - Encontro Catarinense dos Estudantes de Letras, onde os alunos terão espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos e também espaço para discussão político-estudantil. Essa interação é de grande utilidade, pois quando discutimos com o outro, encontramos as divergências e buscamos soluções que melhoram a vida de todos. A proposta surgiu na UFSC, mas as Instituições Privadas, que na realidade detém da maioria dos cursos de Letras no estado (bem como no país) são bem-vindas nessa jornada, pois queremos discutir suas realidades acadêmicas, tais como valores das mensalidades, os currículos e qualidade do curso, que certamente importam à todos.
Todos são bem-vindos para construir, organizar e movimentar novamente o Movimento Estudantil de Letras de Santa Catarina.

Assinado

Carla Mello – Executiva Estadual
Meirielle Tainara – Executiva Regional